A Aliança do Dia é uma empresa do setor de varejo alimentar, criada em 2011, fruto da fusão entre a empresa espanhola Dia e a rede portuguesa Minipreço. Atualmente, possui mais de 600 lojas em Portugal e está presente em 4 continentes. Em abril de 2020, a empresa realizou a sua banca de resultados, divulgando o desempenho econômico e financeiro do último período.

Receita

Em relação ao faturamento, a Aliança do Dia obteve um crescimento de 1,8%, alcançando um total de 2,02 bilhões de euros no último período reportado. Esse resultado foi puxado principalmente pelo crescimento do faturamento em Portugal, onde a empresa tem a sua maior presença. Já o faturamento internacional apresentou uma variação negativa de 0,6%, reflexo da crise econômica em alguns dos países em que opera.

Margem EBITDA

A margem EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) da Aliança do Dia foi de 6,5%, um valor abaixo do registrado no período anterior, que foi de 7,3%. Essa redução pode ser explicada pelos custos adicionais com a implementação de medidas sanitárias em decorrência da pandemia de COVID-19, além dos investimentos realizados na expansão da rede de lojas.

Lucro Líquido

O lucro líquido da empresa foi de 20,6 milhões de euros, um valor 30% abaixo do registrado no período anterior. Essa redução também pode ser explicada pelos fatores mencionados anteriormente, além do aumento dos impostos e despesas financeiras.

Endividamento

O endividamento da Aliança do Dia se elevou em relação ao período anterior, principalmente devido à captação de empréstimos para financiar a expansão da rede de lojas. Em termos absolutos, a dívida líquida da empresa alcançou 609,5 milhões de euros.

Conclusão

A Aliança do Dia enfrentou desafios no último período, como a pandemia de COVID-19 e a crise econômica em alguns países onde opera. No entanto, é importante ressaltar a sua capacidade de geração de receita, com crescimento em Portugal e manutenção do faturamento internacional. Apesar da redução na margem EBITDA e no lucro líquido, a empresa mantém uma posição financeira sólida, com endividamento controlado e bons índices de rentabilidade.